Indicado ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em ‘Creed: Nascido Para Lutar’, como Rocky Balboa, Sylvester Stallone é mais um da lista que pode boicotar o Oscar 2016 pela falta de negros na disputa pela estatueta máxima do cinema.


Segundo Stallone, o motivo de ser um dos indicados na edição deste ano se deve ao diretor Ryan Coogler, que é negro e esteve por trás de ‘Creed’. “Conversei com Ryan sobre a polêmica do #OscarSoWhite e perguntei se ele gostaria que eu fosse a cerimônia. Ele me disse que sim, pois devemos representar o filme”, disse.
A ausência de atores negros entre os indicados ao Oscar 2016 gerou algumas ameaças de boicote ao prêmio. Após declarações de importantes nomes do cinema, como o diretor Spike Lee e o ator Will Smith, que afirmaram o não comparecimento ao evento, a Academia de Artes e Ciências Cinematográfica de Los Angeles anunciou algumas reformulações nas regras.
Segundo Hollywood, uma votação unânime decidiu que o número de mulheres e pessoas de etnias diversas será o dobro entre os membros da instituição até 2020. Outra alteração se deve ao direito de cada votante da academia, que a partir de agora terá um prazo de validade de 10 anos – com direito a renovação caso este continue ativo na indústria da década anterior.
Em breve também será iniciada uma enorme campanha para buscar novos membros da academia ao redor do mundo, visando aumentar a diversidade da instituição.
A 88ª edição do Oscar acontece no dia 28 de fevereiro diretamente do Teatro Dolby, em Los Angeles, com transmissão ao vivo para todo o mundo – no Brasil, pelo canal a cabo TNT. O anfitrião da noite será o comediante Chris Rock.